Junior Cup Projetando o Futuro

Permitir que crianças que não tenham condições de correr de moto, mas que tenham perfil possam ingressar para esse maravilhoso esporte, permitindo que elas se desenvolvam não só como pilotos, mas como seres humanos para encarar a vida, e consequentemente aos poucos extrair jovens talentos que surgir

Sobre a ideia

Após mais de 20 dias de ações para captar a verba necessária para fazer o jovem talento Kevin ingressar na Junior Cup 2014, hoje faltando apenas um dia para o encerramento com a anuência dos participantes que doaram até o momento optamos reduzir o projeto para ¼ do valor para que Kevin possa pelo menos participar da etapa desse final de semana em Goiânia. Seria isso ou nada, já que o sistema de funcionamento do Pote não permite fazer uso do valor que entre a não ser que ele atinja o valor da causa. Sendo assim estamos reduzindo o valor da causa neste último dia. Acompanhe Kevin pelo Face da Junior Cup. Já informamos todas as pessoas que já colaboraram até o momento!

Valor Mínimo do Projeto
R$ 32.329,00
Para 1 Criança nas 4 ultimas etapas de 2014
 
Valor Ideal do Projeto
R$ 143.377,00
Para 5 Crianças nas 4 ultimas etapas de 2014

Clique aqui e veja a planilha orçamentária do projeto​.

 

Clique aqui para assistir o vídeo do Cachorrão sobre o Projeto.

 

Sobre a ideia e o proposito

Permitir que crianças que não tenham condições de correr de moto, mas que tenham perfil possam ingressar para esse maravilhoso esporte, permitindo que elas se desenvolvam não só como pilotos, mas como seres humanos para encarar a vida, e consequentemente aos poucos extrair jovens talentos que surgirão ao longo do projeto.

Entretanto todo esporte a motor é caro e a motovelocidade não é muito diferente. Acreditar que empresas patrocinarão jovens iniciantes desconhecidos é uma ilusão, ou seja, apenas crianças, filhos de pais com renda considerável, conseguem ingressar nesse esporte. Ao mesmo tempo inúmeras crianças talentosas estão sendo perdidas por não terem condições de fazer frente aos gastos. A ideia aqui é através do incentivo, apoio, doação e patrocínio dos apoiadores do projeto colocar novos pilotos, entre 8 a 16 anos, para estrearem nessa modalidade e participarem das 4 etapas restantes de 2014 da categoria Honda Junior Cup, única categoria infantil de formação existente na América Latina.

Elas serão selecionadas por um rigoroso critério e receberão todo suporte, orientação e preparação para iniciarem na motovelocidade e se juntarem as atuais 12 crianças que já participam da Junior Cup.


A Categoria, a origem e sua historia

A categoria Honda Junior Cup nasceu dentro do SuperBike Series Brasil e para entender dela inevitavelmente precisa-se entender rapidamente a origem do campeonato SuperBike.

Em 2009, com o encerramento do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, todos pilotos e praticantes da modalidade passaram a ficar sem corridas, eventos, calendário etc. Nesse mesmo momento com o intuito de não deixar o esporte desaparecer surgiu o SuperBike Series Brasil com origem privada e gestão profissional, amparado por pessoas que não precisavam e nunca precisarão explorar o esporte como forma de renda ou ganhos, mas sim com o proposito claro de realizar, contribuir e deixar um progresso significativo nesse meio.

Ainda assim os primeiros 3 anos foram necessários para o evento ganhar força, solidez, tamanho e credibilidade, foi então que se idealizou a categoria Honda Junior Cup.

Sempre se falou em categorias de base, mas nunca tiraram esta ideia do papel na história deste país. Enxergaram a mais pura realidade para termos pilotos de destaque, um trabalho de base seria essencial para o surgimento de jovens talentosos, onde não só geraríamos jovens talentos, mas também estimularíamos o esporte e contribuiríamos de forma importante para essas crianças que passassem pela categoria. Foi então elaborada uma categoria com igualdade de competição para todas as crianças, estabelecendo o mesmo equipamento, a mesma moto, pneu, suporte, aulas técnicas e orientações, assessoria de imprensa e etc. Esta estrutura é fornecida pela organização, que subsidia a operação.

A categoria completa seu segundo ano e alguns pilotos já começaram a demonstrar talento, consequência disso alguns já dispõe de patrocinadores e muito mais.

Veja  a apresentação em slides da categoria e conheça mais.

 

A Visão de Futuro

A visão de futuro é fomentar o Motovelocidade e com este trabalho de base formar jovens talentos e promessas. Primeiro, porque independente da onde elas cheguem ou alcancem estaremos contribuindo significativamente para a vida delas. Segundo, porque esse é único caminho para que um dia consigamos atingir a possibilidade de termos pilotos no cenário internacional.

 

O Evento

A Honda Junior Cup está inserida no 5° Maior Campeonato de MotoVelocidade do Mundo, o SuperBike Series Brasil. Campeonato que congrega o maior número de pilotos, entre eles os mais talentosos e profissionais do Brasil, as maiores e mais profissionais equipes, as maiores empresas do mercado como patrocinadoras do evento, campeonato com maior número de público e fãs presente nos eventos, entre outros inúmeros fatores positivos.

Tal combinação permite a Honda Junior Cup e as crianças nela inseridas uma visibilidade única, onde realmente a busca por talentos acontece e empresas se interessam em selecionar promessas do amanhã. Uma verdadeira categoria escola e de formação.

 

O Lado Social e Esportivo

O esporte como já sabido por todos é o maior e melhor veículo para direcionar e amparar a vida de jovens e crianças. Ele contribui para inúmeros aspectos que vão desde a formação intelectual, até suas competências emocionais.

O jovem quando exposto a um esporte de forma competitiva, correta, com suporte e orientação, os benefícios principais são no geral;

- Auto Superação

- Trabalho de concentração e Foco

- Desenvolvimento da sua confiança

- Habilidades de gerenciamento de obstáculos e desafios

- Lidar com frustrações, perdas, derrotas e erros

- Respeito e cuidado com o próximo

- Entendimento real sobre a essência da competição. Você vencendo você mesmo.

- Interação e administração do medo, entendendo o efeito e o propósito da coragem.

- Disciplina, independência e tantos outros pontos...

 

Por esses e outros motivos as crianças expostas a essa experiência, que venham a se tornar pilotos profissionais ou não, viver do esporte ou não, os aprendizados e lições servirão para todos os outros aspectos de suas vidas e elas carregaram isso pra sempre, mesmo que parem de praticar a modalidade após um determinado tempo.

Não podendo deixar de visualizar claramente que a aproximação delas com o esporte também tem efeitos práticos de disciplina com relação aos hábitos, alimentação, distância do álcool, drogas e inúmeros comportamentos destoantes dos esportistas.

Quando olhamos outros universos como o Tennis, por exemplo, o número de professores que dão aula hoje foram, em sua grande maioria, pegadores de bolinha no passado e inúmeros deles vieram de origem bem simples. Acreditamos que esse ciclo se repetirá na moto certamente e que dentro de um grupo de crianças que iniciarem hoje, muitas seguirão este caminho. Algumas se tornaram mecânicas, embora tenham começado como pilotos mirins, outras realmente serão pilotos e quando se aposentarem talvez chefes de equipe. São incontáveis as oportunidades.

 

Os Padrinhos

Embora a Categoria Honda Junior Cup já conte com 12 crianças, em apenas 2 anos, acreditamos que existe potencial para chegarmos a mais de 35 crianças muito em breve. Para isso realmente acontecer é necessária uma equipe composta por um grande número de pessoas envolvidas e trabalhando firmemente. A equipe integrará mecânicos dedicados a categoria, desenvolvedores que transformaram a Honda CG em uma verdadeira moto de competição, coordenadores dos pais e crianças, box com estrutura para receber os jovens, além de instrutores. Tudo isso acontecerá sob o olhar atento e dedicado de Bruno Corano, Sabrina Paiuta e Jose Luiz Teixeira Cachorrão.

 

Processo de Seleção

Todo o recurso será destinado a bancar crianças que não tenham condições de pagar para correr e que tenham perfil. Mas como funcionará essa seleção? Já que esse é um ponto vital do processo.

O primeiro passo será abrir inscrições para que jovens com menos de 15 anos e com mais de 10 anos de idade, aqueles que interessarem poderão se cadastrar através da internet em um programa nomeado de “Seletivas 2014”. Divulgaremos as Seletivas pela imprensa, mídias sociais, nossos cadastros e etc.

O segundo passo será filtrar esses cadastrados através de uma avaliação de perfil financeiro, idade, aceitação dos pais, localidade, habilidades e conhecimentos já adquiridos.

A terceira e última etapa 20 crianças serão convidadas para uma entrevista pessoalmente. Nesse momento um comitê composto por dois membros da Honda Junior Cup, Corano, Sabrina, Cachorrão e mais 2 doadores da campanha que comprarem essa contrapartida irão selecionar os eleitos.

 

Custos, Números e Quem já apoia

Entender todos os números é um passo importante da história. Embora a categoria já conte com o apoio da Honda, que empresta as motos, os gastos para prepará-la, customizá-la, realizar as manutenções e reparos, transporte, e a operação de toda a categoria, que conta desde instrutores até mecânicos, coordenadores e assessoria de imprensa, os custos ainda são muito expressivos.

              

O que você ganha?

Todos ganham. O esporte, o público que é fã, as crianças que já estão na categoria, os jovens que serão selecionados e especialmente você. O processo de abraçar uma causa gera uma sensação única de prazer e permite que através de diversas formas todos participam na prática dessa aventura.

O entendimento é que todos os apoiadores e doadores desse projeto estão convidados para participar e presenciar esses pilotos em ação. Nossa ideia é que 100% dos patrocinadores das crianças tenham acesso ao Autódromo nos dias do evento e possam assistir a todas as corridas do campeonato SuperBike Series. Alguns colaboradores através das opções dos pacotes de recompensas poderão ter mais ou menos proximidade com os trabalhos realizados. Os mais especiais poderão ficar no box da categoria, acompanhar as aulas e treinos, participar dos briefings, assistir a prova da torre junto a direção de prova e muito mais. Recompensas para quem ajudar no projeto não faltará!

Img78096-1404225532-v580x435
Honda_junior_cup_foto_suzane_carvalho_10
Honda14jr13_lp_0507141398
Honda14jr36_lp_0607141.jpg
Honda14jr36_lp_0607141.jpg-5
Honda14jr47_lp_120414091-2
Honda150cc_kolo_10112013051
Hondajuniorcup_lp_28041325
Honda-junior-cup-2
Kids_1
Img_8713
Img_8725
Sbk14jr31_wci_09032014001
Sbkhondajuniorcup_lpi_28041321-4
Sbkhondajuniorcup114_adip_07092013
Sbkser_juniorcup_08_03
Zuun-superbike_series-11
Img_8631