Ecoswim 2014

É uma competição de natação beneficente em prol do meio ambiente, que visa arrecadar fundos para um projeto de reflorestamento da ONG IPÊ, que atua no Sistema Cantareira. Equipes competem com objetivo de nadar a maior metragem em um revezamento, além de concorrer ao troféu de maior equipe.

Sobre a ideia

VII Edição Ecoswim

Este ano o Ecoswim será realizado no dia 08 de novembro na piscina do Complexo Esportivo Pedro Del'Antonia, em Sto. André. Reservem esta data e preparem-se para o evento esportivo mais verde de São Paulo.

A sétima edição terá como tema a Preservação da Água. Com a situação de urgência do Sistema Cantareira e a possibilidade de racionamento de água ser maior a cada dia sem chuva na região, é fundamental a conscientização de todos em relação ao assunto.

Por se tratar de um evento que tem como plano de fundo a piscina, queremos mostrar uma maneira de aproveitar a água de um jeito divertido e sustentável: nadando!!!

 

O que é?

O Ecoswim é um evento beneficente que visa a conscientização ambiental e o incentivo às práticas esportivas.

Organizado pela equipe de Natação da Escola Politécnica da USP, tem como principal objetivo a arrecadação de fundos para o "Projeto Nascentes Verdes, Rios Vivos", de autoria da ONG IPÊ, por meio de uma competição de natação recheada de diversão.

Para mais informações acesse nosso site:

http://www.ecoswim.com.br/

 

Quem Somos?

É Idealizado e Organizado pelos Wetrats, equipe de natação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A equipe busca, por meio do Ecoswim, difundir o ideal verde e ainda ajudar na preservação do Meio Ambiente, apoiando a ONG IPÊ.

A equipe possui valores, sob os quais põe empenho para a realização do Ecoswim:

        Respeito e Honestidade

Nós, os Wetrats, construímos esse evento com muito apego e dedicação. Visamos o respeito e a honestidade, que formam as mais profundas bases para o sucesso do Ecoswim.

        Trabalho em Equipe

Com muita descontração e empenho, a equipe se reúne para discutir a organização e cada detalhe do evento. É o trabalho em equipe que faz com que o Ecoswim seja tão empolgante.

         Engajamento Ambiental

Sendo o objetivo ajudar o meio ambiente, procuramos passar esse valor a frente, trabalhando somente com materiais recicláveis, evitando desperdício e tentando ao máximo conscientizar o próximo!

Acreditamos em pequenas atitudes e que elas podem mudar o mundo. Através disso, fazemos com que cada pequena parte do evento difunda nossos valores da melhor forma possível.

 

O Evento

No dia do evento, que dura o dia inteiro, várias equipes de natação se encontrão para participar de uma divertida e saudável disputa, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente.

O evento consiste numa competição de natação entre clubes/academias/associações atléticas, que formam um revezamento por equipe. Em meio a um clima bem descontraído e de confraternização, cada equipe terá uma raia reservada por 55 minutos para dar o seu melhor!

São dois troféus comemorativos a serem distribuídos: um para a equipe com a maior metragem nadada no dia inteiro; e o outro para a equipe com o maior número de inscritos. Além disso, as equipes com mais metragem nadada para cada horário também levarão para casa um troféu.

E, ainda, todos os participantes ganharão um kit incluindo uma camiseta e uma sacola, ambas de material sustentável, além de uma muda de ipê.

 

História

A ideia de organizar um evento beneficente que envolvesse a natação surgiu a partir de uma experiência positiva na organização da edição brasileira do "World Swim Against Malaria" por parte dos integrantes da equipe de natação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Decidiu-se por abraçar a causa ambiental que sempre foi relevante e vem tomando proporções maiores a cada ano.

Em 2007 foi realizada a primeira edição, que apesar de pioneira neste segmento, conseguiu reunir pouco mais de 600 atletas nadando em prol do meio ambiente. O evento foi realizado graças a ajuda de nossos patrocinadores e todo o montante arrecadado com as inscrições foi doado a nossa ONG parceira IPÊ (leia mais em Parceiros). Nas edições seguintes o público cresceu e o Ecoswim se consolidou como um evento único que une a prática da natação à causa ambiental.

 

Projeto ONG IPÊ

A ONG IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) é uma instituição dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. Atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião.

O Projeto Nascentes Verdes, Rios Vivos, ao qual o Ecoswim destina seus fundos, integra ações de reflorestamento, pesquisa, envolvimento comunitário e educação ambiental para o reconhecimento da importância da água e da biodiversidade da Mata Atlântica pelos moradores e tomadores de decisão da região de Nazaré Paulista, prioritária para o estabelecimento de ações de conservação ambiental e de restauração de Mata Atlântica por se localizar na cabeceira da Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba e por abrigar o reservatório de água do rio Atibainha que, junto aos reservatórios Cachoeira e Jaguari-Jacareí, compõem o Sistema Cantareira.

Para saber mais o projeto que estamos ajudando a desenvolver, acesse o link:

http://www.ipe.org.br/projetos-nazare-paulista/nascentes-verdes-rios-vivos-restaurando-a-paisagem-para-conservar-a-agua

 

POR QUÊ PRECISAMOS O POTE

Apesar do sucesso das edições anteriores, a questão financeira sempre tem sido um desafio para a organização. Mesmo não necessitando de uma verba alta, toda ela é muito importante para a realização do evento, assim como para a concretização da doação para a ONG IPÊ. A existência de patrocínios é essencial, e, para essa edição, apesar de já termos conseguido parte do necessário, demandamos um pouco mais. E é por isso que a sua contribuição para o Pote é fundamental para que mais um ano do evento seja realizado!

Ano passado, pela primeira vez desde a criação do Ecoswim em 2007, não realizamos o evento por questões financeiras, o que gerou muita frustração por parte das equipes e pessoas que participaram e se divertido nas outras edições. Frustração também compartilhada por parte da Comissão Organizadora que não pode realizar o evento, o que não permitiu tanto a doação para a ONG IPÊ como a conscientização dos participantes do evento.

 

Então, não seja um peixe fora d'água, ajude você também a fazer o Ecoswim 2014 acontecer!!

Venha participar dessa grande festa que a cada ano firma-se como uma ótima oportunidade para reunir a família e amigos em um dia dedicado ao esporte, à saúde e ao meio ambiente.

Contamos por você!

Ecoswim
10628464_801631533229186_5796938407601242305_n
10801979_801633166562356_7821805478387950193_n