Ajuda

  • Atualizações do Projeto

    DESTAQUE DO DIA

    Itens básicos do projeto

    Pagamentos

    Recompensas

    Requerimentos de elegibilidade

    RESPONSABILIDADE

    Submissão do Projeto

    TAXAS

    VIDEO

  • Como funciona o BLOG DO PROJETO?
    Os criadores dos projetos utilizam O BLOG DO PROJETO, para postar atualizações do mesmo e para manter seus apoiadores informados sobre a evolução do projeto. Alguns criadores postam dez atualizações por dia, outros o fazem raramente. De qualquer forma, essa é a melhor forma de manter seu público atualizado.

    Como meus apoiadores vão saber que eu postei atualizações do Projeto?
    Atualizações do Projeto são diretamente enviadas por e-mail aos apoiadores, quando as atualizações são postadas.

    Como um projeto é escolhido para destaque do dia pela equipe?
    No escritório central de O POTE , boa parte do tempo é utilizado para atualizar a revista dos projetos. Cada manhã nosso time de editores abre centos de aplicativos em seus browsers e assiste os vídeos dos projetos que foram lançados recentemente. Quando algum vídeo chama a atenção da nossa equipe, seja por seu tema convincente, divertido ou criativo e que ofereça recompensas interessantes, uma grande história ou uma idéia excitante (de preferência todas elas juntas!), consideramos o projeto como DESTAQUE DO DIA A melhor maneira de entrar em nosso radar editorial é ter ou lançar um grande e interessante projeto. Sempre estaremos vigiando, lendo sobre os projetos através das diversas atualizações dos mesmos e das mídias sociais. Desejamos que esta página esteja sempre em evolução, já que é uma de tantas formas para achar grandes projetos.

    O que significa a categoria "Os mais Populares"?
    Os projetos mais populares são caracterizados por sua popularidade no Facebook, quantidade de doadores e valor doado.

    Como posso achar meu projeto em O POTE?
    Cada um dos projetos lançados em O POTE pode ser achado na categoria “COMEÇANDO”. Seu projeto pode ser encontrado também no campo busca, no topo da pagina, e em sua correspondente categoria.

    Projetos não financiados com sucesso podem ser encontrados navegando no site?
    Os projetos que não foram financiados com sucesso, podem ser achados navegando no site.

    É preciso determinar uma meta de financiamento e um prazo para executar o projeto?
    Sim. Cada projeto tem uma meta de financiamento e um limite de tempo para ser executado (15 a 90 dias), definidos pelo criador do projeto. Quando o prazo estipulado para receber as doações chega ao final, há duas possibilidades de resultados: 1. Projeto financiado com sucesso: se o projeto atingiu ou ultrapassou a meta de financiamento, as doações feitas vão diretamente para o criador do projeto. Os criadores ficam, então, responsáveis pela execução do projeto e pela entrega das recompensas, como prometido. Recompensas são necessárias? Sim. Para saber mais, veja a seção Recompensas. 2. Projeto não financiado: se um projeto não conseguiu atingir a meta de financiamento, todas as doações recebidas são canceladas e o dinheiro é devolvido aos colaboradores, sem custo algum.

    Existe uma quantia máxima que um projeto pode arrecadar?
    Não. O valor é ilimitado.

    O que acontece se o projeto atinge a meta antes do tempo estipulado para acabar?
    Nada, continua recebendo doações. Mesmo com a meta financeira atingida, o projeto continua a receber doações até o prazo estipulado. O projeto só deixa de receber doações se as regras impostas pelo O POTE forem desrespeitadas, ou por alguma razão justificada pelo criador da ideia.

    Um projeto pode ser editado/modificado depois do lançamento?
    Sim. Você pode editar os seguintes itens: • Vídeos e imagens • Recompensas – pode adicionar algumas ou modificar as existentes, caso não tenham sido escolhidas ainda • Seu perfil • Perguntas frequentes do projeto O que não pode ser editado: • A descrição do projeto • A quantia pedida • A data limite do projeto • Recompensas que já foram escolhidas por algum doador

    Os projetos podem ser modificados após a data de encerramento?
    Não, o projeto não pode ser modificado após a data de encerramento das doações. Criadores são incentivados a enviarem informações para atualizarem seus doadores com a evolução do projeto.

    A arrecadação pode ser cancelada?
    Sim. O criador tem a opção de cancelar, tendo uma justificativa para isso. Todos as doações serão automaticamente devolvidas aos doadores, sem custo algum.

    Um projeto pode ser retirado do site?
    Não. Depois de serem lançados ao público, todos os projetos, financiados com sucesso ou não, permanecem no site. Transparência é fundamental!

    Posso ter mais de um projeto ao mesmo tempo no site ?
    Sim . Mas não aconselhamos publicar mais do que um projeto por vez. Isso, além de dividir as doações dos seu amigos/doadores também vai acabar dividindo você. E cada ideia requer empenho total e muita energia para acontecer.

    Posso repetir meu projeto se o financiamento não for bem-sucedido?
    Sim. Quando acreditamos na nossa ideia, precisamos tentar de novo. Quando estiver pronto, estipule uma nova meta e republique seu projeto. Você escolhe se quer começar do zero, fazer só algumas alterações ou mantê-lo idêntico.

    Posso dividir o financiamento de um projeto em fases?
    Se cada fase do projeto é distinto e não há tempo suficiente entre eles, a captação de recursos em estágios é factível. Há potenciais problemas com patrocinador: fadiga (pedir apoio ao mesmo público várias vezes) e cumprimento da recompensa - você é responsável pelo cumprimento das recompensas de cada projeto. Se você já pensou sobre estas questões e continua se sentindo confiante em seu plano, vá em frente!

    O projeto não é só meu, mas de um grupo de pessoas. Podemos ser todos cadastrados como criadores do projeto?
    Cada projeto está ligado a apenas uma pessoa, mas você pode adicionar membros de sua equipe à sua biografia, que vai aparecer na página do projeto.

    O que acontece se o cartão de crédito de um colaborador for recusado?
    Se um cartão de crédito for recusado, um e-mail é enviado para o doador com um link para corrigir o problema. O colaborador tem 2 dias para fazer isso ou será descartado como doador e não poderá receber a recompensa.

    Como faço para receber os fundos arrecadados do meu projeto?
    Você deve fornecer os dados da sua conta bancária no ato do registro do projeto.

    Se meu projeto é financiado com sucesso, como recebo o valor arrecadado?
    O valor total arrecadado, descontando a comissão de O POTE, será depositado na conta bancária cadastrada, em até 14 dias após a finalização do projeto.

    Os projetos devem oferecer recompensas?
    Sim. Uma série de recompensas criativas e interessantes para retribuir o interesse dos doadores é essencial. As recompensas são tipicamente produzidas pelo projeto e é função do criador desenvolver, valorizar e cumprir com as recompensas.

    Quem cria as recompensas para cada projeto?
    Os criadores de projeto devem esculpir suas recompensas, incluindo prazos de entrega, preços e quantidades.

    O que está proibido oferecer como recompensa?
    . Incentivos financeiros, devoluções, pagamentos . Rifas, loterias e sorteios . Cupons, descontos e certificados de presentes . Álcool, tabaco e drogas . Pornografia . Participação societária na empresa

    Existe um valor mínimo ou máximo para o valor das recompensas?
    As recompensas podem variar entre R$ 1 e R$ 45.000.

    Existe uma maneira de limitar a quantidade do valor da recompensa?
    Sim, recompensas podem ser limitadas. Você escolhe a quantidade de recompensas disponíveis para cada categoria.

    Como posso obter informações do meus doadores (endereço de e-mail etc.) para poder cumprir com as recompensas?
    Se o projeto for financiado com sucesso, você pode criar um questionário para solicitar qualquer informação que precise, para poder cumprir com as recompensas oferecidas ao seus doadores. Não se preocupe em obter informações antes disso.

    Que significa “data de entrega estimada”?
    A data estimada de entrega de recompensas é a data na qual você espera poder entregá-las ao seus doadores. Trata-se de um pré-requisito para todas as recompensas.

    Posso alterar a data estimada de entrega de recompensas?
    Se nenhum de seus doadores selecionaram essa recompensa, você pode alterar a data estimada de entrega em sua página “Editar Projeto”. Porém se a recompensa já foi selecionada, a data não pode ser alterada e você deve notificar os doadores sobre a nova data de entrega, através do botão “Mensagem para todos”.

    O que acontece se não estou seguro de quando será minha data estimada de entrega de recompensas?
    Tome um tempo para criar um cronograma do seu projeto, para saber quando este será completado. Escolha uma data de entrega das recompensas na qual esteja seguro que poderá cumprir. Credibilidade é fundamental no início do seu projeto!

    Sou elegível para começar um projeto?
    Para ser elegível de começar um projeto em O POTE, você precisa satisfazer os seguintes requisitos: - Ter 18 anos de idade ou mais. - Ter um número de CPF. - Ter conta bancária no Brasil. - Ter cartão de crédito e débito outorgado por um banco no Brasil.

    Posso oferecer deduções FISCAIS aos interessados em apoiar meu projeto?
    Não. Doações não são dedutíveis do imposto de renda.

    Onde posso encontrar dicas para lançar um projeto bem sucedido?
    Tente, em primeiro lugar, em O POTE - DICAS BACANAS. Lá você encontra inspiração, dicas, ferramentas e as melhores práticas para realizar um lançamento de sucesso.

    Quem é responsável pelo cumprimento das promessas de um projeto?
    O criador do projeto é responsável pelo cumprimento das promessas estabelecidas em seu projeto. Nós revistamos os projetos para assegurar que não foram violadas as Diretrizes do Projeto, mas não investigamos a habilidade do criador em completar seu projeto. Cabe aos criadores apresentar seu projeto e como vão completá-lo. Normalmente os projetos são financiados por parentes, fãs e comunidades relacionadas com o criador. Eles mesmos criam uma força social, que mantém responsáveis os criadores do projeto. Dica: prometa menos e entregue mais. Transparência e comunicação são vitais, especialmente uma vez que o financiamento foi completado. Criadores que provém uma boa experiência para seus apoiadores terão mais sucesso no futuro.

    Que informações devo compartilhar na minha página do projeto?
    Depois de visitar a página do projeto, os doadores deverão ter uma ideia muito clara de: . O que você esta tentando fazer. . Como você vai fazer. . Como os fundos serão utilizados. . Sua experiência e qualificações para completar o projeto. . As identidades das pessoas do seu time (Se houver). . Em que fase o seu projeto está. Quanto mais informações você compartilha, mais confiança terá por parte dos seus doadores.

    Qual é a minha responsabilidade em responder as perguntas dos doadores?
    As pessoas vão se aproximar de você durante o transcurso de seu projeto com perguntas sobre o mesmo. Estas perguntas irão de informações nas datas de entrega até questões técnicas específicas. Estas perguntas devem ser respondidas com prontidão e, no caso de outros doadores repetirem as mesmas perguntas, as respostas deverão ser postadas na página DÚVIDAS DESTA IDÉIA. Transparência é vital!

    O que devo fazer se não conseguir completar meu projeto no tempo prometido?
    Se perceber que não será possível completar seu projeto com o valor estabelecido, você deverá cancelá-lo antes que os fundos arrecadados sejam entregues, para que assim possamos devolver o valor doado. Para evitar problemas, evite prometer demais ao criar seu projeto. Qualquer contratempo deve ser comunicado aos apoiadores de imediato, de forma aberta e honesta, no BLOG DESTA IDEIA.

    O que posso fazer se perder a data de entrega das recompensas?
    A data estimada de entrega cria expectativas nos apoiadores. Contratempos são comuns em qualquer projeto. Quando um imprevisto acontece, os criadores deverão postar uma mensagem no BLOG DESTA IDEIA explicando a situação. Compartilhar a história faz parte da experiência. Criadores que atuam de forma honesta e transparente, encontrarão doadores mais dispostos a perdoar. Comunicação constante é imperativo!

    Por que um projeto pode ser suspenso?
    O POTE confia no discernimento dos doadores para determinar a viabilidade de um projeto, e na habilidade e experiência do criador para completá-lo. Existem alguns casos onde O POTE deve tomar medidas. Um projeto pode ser suspenso se: . Viola ou atua de forma inconsistente com as diretrizes ou os termos de utilização. Isto inclui a obtenção de fundos destinados para caridade, não cumprir com algum requerimento ou oferecer alguma recompensa incluída na lista de itens proibidos . Altera a utilização dos fundos. . Faz afirmações não verificáveis. . Exibe ou atua de forma associada a atividades fraudulentas ou de alto risco.

    O que acontece quando um projeto é suspenso?
    O financiamento é suspenso e todas as doações serão devolvidas integralmente para os doadores. A suspensão de um projeto é irreversível.

    É possível averiguar porque um projeto foi suspenso?
    Não. Por motivos legais e de privacidade, O POTE não faz comentários sobre os projetos cancelados.

    1. Como devo submeter o projeto?
    Clique no botão CRIE UM PROJETO, situado na HOME. Isto o levará através do processo de construção do seu projeto.

    Quanto tempo um projeto demora para ser lançado?
    A quantidade de tempo necessária para criar ou lançar um projeto dependerá da quantidade de trabalho efetuado com anterioridade. Se as recompensas já foram estabelecidas e seu vídeo está pronto para ser enviado, poderá começar rapidamente. Se prefere demorar mais para esculpir corretamente sua pagina, também está correto. Não tem nenhum requerimento para o tempo a ser utilizado até o lançamento. Uma vez que o projeto é apresentado a O POTE para a revisão das diretrizes, demoramos até 3 dias para entrar em contato com você. Submeter um projeto com a intenção de que seja lançado no mesmo dia não é uma boa ideia.

    O projeto pode ser editado depois de ter sido submetido à análise?
    Os projetos devem ser finalizados antes de serem submetidos para a revista de diretrizes, mas se você omitiu uma palavra ou frase importante - ou tem uma nova ideia de recompensa, não exite em fazer pequenos ajustes depois da apresentação. Lembre-se das diretrizes do projeto quando fizer as alterações.

    Posso submeter mais de um projeto à analise?
    Sim. Mas não recomendamos apresentar mais de um projeto ao mesmo tempo. Muitos projetos ativos podem confundir seus apoiadores e dividir o patrocínio. Colocar um projeto em marcha dá muito trabalho e mais de um projeto, provavelmente, vai diluir sua atenção e energia.

    Meu projeto foi rejeitado, mas cumpria as Diretrizes do Projeto. Que posso fazer?
    Se você está seguro que o seu projeto cumpria as Diretrizes de Projeto, pode apresentar um pedido de reconsideração. Em uma apelação, você deverá, em um máximo de 500 palavras, explicar por que acha que seu projeto cumpre todos os requisitos das Diretrizes do Projeto, e deve ser reconsiderado para lançamento. O projeto será novamente revistado por um membro de O POTE. Se a apelação é rejeitada, o processo termina. Você sempre poderá submeter um novo projeto.

    Que taxas são cobradas pelo O POTE?
    Se um projeto foi financiado com sucesso, O POTE aplicará uma taxa de 10% sobre o valor arrecadado. Se o financiamento não foi bem sucedido, não será cobrada taxa alguma.

    Tem algum custo apresentar um projeto em O POTE?
    Não, começar um projeto é de graça.

    É obrigatório ter um vídeo falando sobre o projeto?
    Não. Mas projetos que utilizam vídeo têm uma maior porcentagem de sucesso e também obtém maiores financiamentos. Por isso recomendamos que um vídeo seja incluído!

    Quais as dicas para gravar vídeos interessantes?
    Vídeos transformam projetos em algo infinitamente mais convincente e você não precisa ser um expert para poder gravá-los. Simplesmente seja você mesmo e fale de seu projeto. Coloque-se diante da câmera para que o publico possa ver e saber quem é você - essa conexão e muito importante! Mostre às pessoas exemplos do seu trabalho e utilize qualquer visual divertido que ache conveniente. Não importa se quer ser minimalista ou muito criativo, não esqueça o básico: 1. Apresente-se. 2. Relate sua historia. 3. Solicite ajuda das pessoas (ex. fundos). 4. Informe as pessoas o que vão obter em troca do dinheiro. 5. Agradeça. Existem inúmeras maneiras de contar sua historia. Divirta se com ela! Você pode gravar e editar durante horas e também pode fazê-lo num sábado, com os amigos. Não tem que ser perfeito. Tem que ser você! DICAS Gravando seu Video Se você é como a maioria das pessoas, a primeira coisa que você vai fazer ao visitar uma página de projetos é clicar no PLAY. Um vídeo É a melhor maneira de captar as emoções, motivações e o caráter de um projeto. E uma demonstração de esforço é uma ajuda para predição do sucesso. Sabemos que gravar um vídeo pode ser assustador - muitos de nós não gostamos de ficar na frente de uma câmera. Sabemos também que gravar um vídeo é um desafio que vale a pena. É um risco pequeno e uma grande recompensa. Lembre-se: não utilize sem permissão em suas gravações, músicas que possuam direitos autorais. Ações judiciais nunca são divertidas. Você pode utilizar as seguintes fontes: SoundCloud, Vimeo Music Store, Free Music Archive and ccMixter.

    Qual é o tamanho autorizado para as imagens?
    Imagens devem ter no máximo 10Mb, sendo pertencentes a um dos seguintes tipos de arquivo: JPEG, PNG,GIF ou BMP.

    Posso usar meu vídeo como a imagem do meu projeto?
    Não. É preciso fazer upload de uma imagem para que o projeto seja lançado.

    Posso fazer upload do meu vídeo depois do lançamento?
    Sim, fique à vontade.

    Posso excluir a imagem do meu projeto?
    Não, mas você pode trocar a imagem por outra.

    Posso excluir o vídeo de meu projeto?
    Sim. E pode fazer upload de outro, caso o projeto ainda não esteja terminado.

    DICAS – DIREITOS AUTORAIS
    Não utilize música, imagens ou vídeos para os quais não tenha direito. Utilizando materiais com diretos autorais é quase sempre ilegal e pode acarrear processos judiciais. Para evitar o problema, sugerimos que você mesmo crie o conteúdo ou utilize materiais de uso público liberado. Recomendamos utilizar: SoundCloud, Vimo Music Store, Free Music Archive e ccMixter.